Comunhão dos Santos,Comunión de los Santos, Communion of Saints, Comunione dei Santi


 s

Etiquetas

domingo, 1 de janeiro de 2017

Levar Jesus Cristo ao povo, a todos os fiéis, à alma do velho como do jovem, à do adulto como à da criança, eis o seu ardente desejo, a sua santa obra, o seu decidido e caloroso empenho.

S. Pio X

Hoje, celebra-se a memória de S. Pio X, Papa falecido em 1914.
Em 1915, em S. Mamede de Este, começou a publicar-se o “Mensageiro Eucarístico”, única revista mensal dedicada à Eucaristia, até hoje, publicada em Portugal.
A sua influência foi extraordinária e chegou a todo o mundo português.
A partir dela, nasceu a década dos Congressos Eucarísticos (1920-1930), que modificou a mentalidade de muitos portugueses.
No seu primeiro número, (Janeiro de 1915), há uma referência longa , a este Papa, que transcrevo:
“Sua Santidade Pio X
Ao iniciar a sua publicação, o “Mensageiro Eucarístico”, não pode faltar ao imperioso e gratíssimo dever de consagrar estas palavras de sentida homenagem ao amado e saudosíssimo Pontífice Pio X, de tão santa memória. O seu admirável e notabilíssimo Pontificado em todos deixou bem patentes as suas singulares virtudes e os altíssimos merecimentos de que Deus o revestiu, para ser na terra, o Seu representante e Chefe visível da Igreja.
O modo como Ele desempenhou o seu dificílimo apostolado, o seu zelo ardente pela glória das coisas divinas, a sua prudência, a sua caridade, o seu vastíssimo plano de restaurar tudo em Cristo, que foi o objectivo supremo das suas vistas de Pai desvelado de todos os fiéis, toda essa obra de piedade e amor que imortaliza o seu nome , aí se encontra nos preciosos documentos que deixou.
Estendendo os seus olhos pelos vastos campos da Igreja, viu quais as necessidades a que era urgente atender, e, na sua ânsia de a todos acudir, verificou, e disso ficou convencido, que o maior remédio com que podia acudir e curar tantas almas enfermas, era dar-lhes o que lhes faltava, – o alimento divino, o Pão dos fortes, o Santíssimo Sacramento da Eucaristia.
Este pensamento, todo celeste, dominou o seu Pontificado de tal modo que nele baseou a restauração dos princípios cristãos.
Levar Jesus Cristo ao povo, a todos os fiéis, à alma do velho como do jovem, à do adulto como à da criança, eis o seu ardente desejo, a sua santa obra, o seu decidido e caloroso empenho. Ele não podia restaurar tudo em Cristo sem que todos conhecessem, amassem e comungassem Cristo Senhor Nosso.
A comunhão do Corpo de Jesus Sacramentado devia, pois, ser o ponto de partida da sua obra restauradora e purificadora das almas.
Lança-se, então, abertamente, à expansão do culto e recepção da Santíssima eucaristia, publicando documentos notabilíssimos, que marcam uma era nova no culto e recepção deste Augustíssimo Sacramento.
Esses documentos, que o Mensageiro” há – de publicar, e que os fiéis já conhecem pela larga difusão que deles fizeram os jornais católicos, deram um golpe decisivo no peçonhento jansenismo e restabeleceram, em toda a sua plenitude, a verdadeira tradição da Igreja.
Esta obra de tão largo alcance, deu a Pio X o glorioso título de Pontífice da Eucaristia.
O “Mensageiro Eucarístico” chora a perda do amado Pontífice, mas alegra-se no Senhor pela obra que ele deixou, e por lhe dizer a sua fé, que quem tanto e tão bem trabalhou pela dilatação do culto da Santíssima Eucaristia e está vivendo no Céu entre os esplendores da eterna glória.
Bendita seja, pois, a obra de Pio X, e santo seja o seu nome!”
NB. A Preciosa imagem que se encontra à cabeceira do túmulo do Sr. Pe. Abílio é a de S. Pio X.

Sem comentários:

Enviar um comentário